A Secretaria de Tecnologia da Informação criou a Plataforma de Gestão de Governança do MPMS, que visa revolucionar a implementação da Política Nacional de Tecnologia da Informação do Ministério Público (PNTI-MP) ao alinhar governança e gestão de TI na instituição. Essa plataforma automatiza o registro de boas práticas de governança de TI reconhecidas internacionalmente, buscando alcançar maior consciência, agilidade e centralização da informação para uma gestão aprimorada de segurança, riscos e compliance.
Os problemas identificados incluíam um fluxo de trabalho descentralizado, falta de análises estatísticas, dificuldade na tomada de decisões estratégicas e morosidade nos processos. A solução apresentada foi a criação de uma plataforma unificada que otimiza o fluxo de trabalho e centraliza as informações, possibilitando a integração dos dados gerados em outros painéis e aplicativos, além do acompanhamento de indicadores de desempenho.
A execução da iniciativa envolveu o desenvolvimento de uma plataforma em Low Code, com dois módulos: análise de conformidade e capacidade dos processos monitorados para atender a PNTI. A ferramenta permite a criação de um repositório de ideias a partir das deficiências identificadas na análise de conformidade e avalia a capacidade dos processos, gerando um painel estatístico que oferece uma visão situacional da implementação e capacidade dos processos. Os resultados obtidos incluíram melhor desempenho da governança e gestão de TI, maior conscientização dos pontos de melhoria, automatização e otimização dos processos de trabalho, agilidade e eficiência na gestão, melhor visibilidade das informações e ampliação dos processos monitorados.
Relatório Anual
de Atividades
Neste site, você poderá conferir o que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul fez de melhor em 2023.